quinta-feira, 31 de março de 2011

Brincar


Brincar é uma linguagem infantil que dá a criança, oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importante e significativos. Se brincar é uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.Isso significa que uma criança que, por exemplo, bate ritmicamente com os pés no chão e imagina-se cavalgando um cavalo, está orientando sua ação pelo significado da situação e por uma atitude mental e não somente pela percepção imediata dos objetos e situações.
Para que o projeto educativo das situações possam de fato representar esse diálogo e debate constante , é preciso ter professores comprometidos com a pratica educacional capazes de responder as demandas familiares e das crianças, assim como as questões específicas relativas aos aprendizados infantis.
A brincadeira favorece a auto-estima das crianças , auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa , além de transformar os conhecimentos que já possuem em conceito gerais com os quais brinca.

Maria Vany da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário