domingo, 3 de abril de 2011

Conhecimento de Mundo


O trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação infantil deve estar voltado para objetivos específicos, para a socialização do sujeito, o desenvolvimento de suas capacidades motoras, o desenvolvimento da fala, à inserção ao mundo letrado, às trocas de experiência dentro e fora da sala de aula, dentre outros.
Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter contato com histórias e valores que deve permear o meio infantil; movimento, a fim de trabalhar as destrezas corporais, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial; artes visuais, a fim de desenvolver trabalhos com o manuseio de tintas, colagens, esculturas; e música, que, além de ritmo, auxilia nos trabalhos corporais e de expressão.
Segundo o referencial, o desenvolvimento das aulas deve favorecer que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si; descubram o próprio corpo e suas capacidades; estabeleçam vínculos afetivos com outras crianças e com professores; respeitem as diversidades culturais; sejam motivados a manter a curiosidade sobre os acontecimentos ao seu redor; tornem agentes transformadores do meio social em que estão inseridos; respeitem e preservem a natureza; tenham liberdade de se expressar transmitindo suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades e utilizem as diferentes linguagens corporais.


Zildete Milfont

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